O Jornal de Filosofia da Comunicação é um espaço de produção de conhecimento crítico e filosófico de estudantes do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa. As postagens - notícias, colunas, opiniões e resenhas - são produções inspiradas nas aulas de Filosofia da Comunicação (EDU 124. Os textos e imagens são de responsabilidade dos autores estudantes e não são compartilhadas pela universidade ou pelo corpo docente. Coordenador : Prof. Dr. Arthur Meucci (DPE/UFV)
Postagem em destaque
Quem influencia quem?
Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...
quinta-feira, 5 de dezembro de 2019
Uma revolta sobre o olhar de Platão acerca da arte
Quando me foi apresentada a visão de Platão sobre arte, fiquei sem saber muito bem como reagir. A determinação de considerar da arte como “corrompida” ou “copiada” me encheu de tristeza por um filósofo que eu antes admirava. Mas, após contextualizar melhor as ideias dele, pude entender que não se trata muito além do que defende ao representar o “Mundo das Ideias”
Não é louco relacionar Platão à sua teoria, visto que quase todos seus argumentos nela se fundamentam. Nesse sentido, Platão relaciona a arte como cópia, ou imitação, de algo presente nesse mundo das ideias, tornando do artista, portanto, um mero copiador de algo pré-existente, e não criador.
Pensando por esse lado, ou seja, através do que Platão defende, é fácil entender o porque dele dizer que a arte é uma “cópia”, afinal, ele criou um mundo para justificar realidades novas que surgem. Mas, contrariando Platão e mostrando minha revolta eu nego a teoria em relação à arte, não defendo a ideia dela ser algo semelhante ou idêntico a outro existente em um mundo oposto, creio que contextos diferentes exigem abordagens diferentes, e nesse sentido, artistas são "CRIADORES” de arte, expressando através dela o que sentem em determinado tempo e espaço.
Isabelle de Oliveira
Matrícula: 99200
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário