Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Como a superestrutura destrói a consciência de classe

Através dos meios de dominação ideológica da sociedade o governo burguês destrói a consciência de classe de certos grupos. Sempre que a classe trabalhadora assume para si o discurso dominante da burguesia de que a desigualdade social seria natural e eterna, ela produz uma “falsa consciência” da situação de classe. A ideologia dominante seria mais eficaz quanto maior fosse sua capacidade de esconder a origem da divisão social e o antagonismo entre as classes. Ao não olharem o geral, a classe trabalhadora como um todo, o grupo se configura como uma “classe em si”.
Um exemplo no Brasil é a polícia. A maioria da policia militar brasileira se configura por pessoas de classe social baixa, de negros e pardos; e mesmo assim eles se tornam fidedignos a ideologia do grupo político dominante. Atuando como braço coercitivo e opressor do regime contra os grupos minoritários e oprimidos.
Resultado de imagem para repressão policial

João Vitor 99183

Nenhum comentário:

Postar um comentário