Isabelle Kruger Braconnot 99173
superestrutura
O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. Alguns teóricos acreditam que a infraestrutura é imutável e influencia completamente a superestrutura enquanto outros nem consideram essa teoria. Mas também existem os teóricos que acreditam que as duas, infraestrutura e superestrutura, se influenciam mutualmente e não tem uma maneira certa de definir o nível de influência que cada uma tem.
O filme Matrix trás de certa forma um exemplo de infraestrutura que define quase que completamente a superestrutura, já que os humanos vivem em um mundo fabricado e eles próprios não tem a capacidade de entender que tudo que eles estão vivendo está sendo criado na frente deles. Porém, existem aquelas pessoas que decidem e tem os meios para enxergar a verdade, e então libertar a sua mente do controle e manipulação. Por isso, a teoria mais aceita é a de que as duas estruturas não sobrevivem sem uma a outra, e elas são ligadas intrisicamente. Além disso, a forma mais comum para explicar essa teoria é o uso de um prédio, a fundação seria a infraestrutura e o prédio em si seria a superestrutura. Porém, podemos chegar a conclusão de que as estruturas sociais não são rígidas e imutáveis.
O Jornal de Filosofia da Comunicação é um espaço de produção de conhecimento crítico e filosófico de estudantes do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa. As postagens - notícias, colunas, opiniões e resenhas - são produções inspiradas nas aulas de Filosofia da Comunicação (EDU 124. Os textos e imagens são de responsabilidade dos autores estudantes e não são compartilhadas pela universidade ou pelo corpo docente. Coordenador : Prof. Dr. Arthur Meucci (DPE/UFV)
Postagem em destaque
Quem influencia quem?
Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...
Nenhum comentário:
Postar um comentário