Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173
superestrutura

O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. Alguns teóricos acreditam que a infraestrutura é imutável e influencia completamente a superestrutura enquanto outros nem consideram essa teoria. Mas também existem os teóricos que acreditam que as duas, infraestrutura e superestrutura, se influenciam mutualmente e não tem uma maneira certa de definir o nível de influência que cada uma tem.   
 O filme Matrix trás de certa forma um exemplo de infraestrutura que define quase que completamente a superestrutura, já que os humanos vivem em um mundo fabricado e eles próprios não tem a capacidade de entender que tudo que eles estão vivendo está sendo criado na frente deles. Porém, existem aquelas pessoas que decidem e tem os meios para enxergar a verdade, e então libertar a sua mente do controle e manipulação. Por isso, a teoria mais aceita é a de que as duas estruturas não sobrevivem sem uma a outra, e elas são ligadas intrisicamente. Além disso, a forma mais comum para explicar essa teoria é o uso de um prédio, a fundação seria a infraestrutura e o prédio em si seria a superestrutura. Porém, podemos chegar a conclusão de que as estruturas sociais não são rígidas e imutáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário