Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Karl Popper e o Falsificacionismo

Karl Popper propõe a corrente do Racionalismo Crítico que afirma a refutabilidade e corrigibilidade de todo conhecimento científico, ou seja, todas as teorias científicas podem sempre ser refutadas e contestadas, em que o conhecimento deve se lapidar até chegar a perfeição de verdade.

O falsificacionismo propõe que a observação é orientada pela teoria e a pressupõe, obrigando que para que uma teoria seja científica, ela tenha que ser capaz de ser refutada. 

É importante, também, ressaltar o infalsificável que trata de toda teoria ou hipótese incapaz de ser refutada pela empiria ou pela lógica, não podendo ser considerada científica. Fato que exemplifica o exposto é dizer que os signos podem, realmente, influenciar a vida do indivíduo ou afirmar que a mão invisível do mercado pode ser utilizada para diminuir as desigualdades sociais existentes. 

Assim, a ciência só progride por conjecturas e refutações. De acordo com o filósofo, quanto mais uma teoria é refutada, melhor ela fica, podendo, no futuro, descrever a realidade como ela realmente é de verdade. 

Vinícius M. Sampaio, 93318

Nenhum comentário:

Postar um comentário