Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

A Formação da Estética em Adorno


                Breno Guimarães 89540

                As formulações de Adorno sobre a estética são influenciadas por seis filósofos em três fases distintas: Hegel e Kant, representantes do Idealismo alemão do século XVIII e início de XIX; Marx e Nietzsche, que representam a transição, no século XIX; e Benjamim e Freud, contemporâneos a Adorno.
                Os primeiros, o influenciam nas concepções sobre o belo e o sublime. Os filósofos da transição, Marx e Nietzsche dão duas contribuições distintas: Marx, apesar de nunca ter escrito especificamente sobre a estética, influência o pensamento Adorniano na concepção da arte como objeto das condições sócio históricas; Já Nietzsche, aponta a oposição entre o estético e o ascético, como antípodas, inclusive apontando várias críticas ao antropocentrismo gnosiológico, na sua necessidade de conceituação para explicar a realidade. Contribui também para a formação das noções de Industria Cultural, de Adorno, pois afirma que com a dominação científica sobre o espírito humano, a arte se afasta cada vez mais da ciência, se tornando apenas objeto de contemplação filista.
                Benjamin traz contribuições acerca da reprodutibilidade cada vez mais intensa da arte nas sociedades industriais, enquanto Freud contribui para a análises da estética a partir da psicanálise.
                Todos estes filósofos são importantes para a formação do conceito de Industria Cultural e sua capacidade explicativa acerca da reprodutividade da arte como objeto  de manutenção ideológica das sociedades burguesas, onde a arte tem sua capacidade revolucionária reprimida.
#adorno

Nenhum comentário:

Postar um comentário