Breno
Guimarães 89540
As
formulações de Adorno sobre a estética são influenciadas por seis filósofos em
três fases distintas: Hegel e Kant, representantes do Idealismo alemão do
século XVIII e início de XIX; Marx e Nietzsche, que representam a transição, no
século XIX; e Benjamim e Freud, contemporâneos a Adorno.
Os
primeiros, o influenciam nas concepções sobre o belo e o sublime. Os filósofos
da transição, Marx e Nietzsche dão duas contribuições distintas: Marx, apesar
de nunca ter escrito especificamente sobre a estética, influência o pensamento
Adorniano na concepção da arte como objeto das condições sócio históricas; Já
Nietzsche, aponta a oposição entre o estético e o ascético, como antípodas,
inclusive apontando várias críticas ao antropocentrismo gnosiológico, na sua
necessidade de conceituação para explicar a realidade. Contribui também para a
formação das noções de Industria Cultural, de Adorno, pois afirma que com a
dominação científica sobre o espírito humano, a arte se afasta cada vez mais da
ciência, se tornando apenas objeto de contemplação filista.
Benjamin
traz contribuições acerca da reprodutibilidade cada vez mais intensa da arte
nas sociedades industriais, enquanto Freud contribui para a análises da
estética a partir da psicanálise.
Todos
estes filósofos são importantes para a formação do conceito de Industria
Cultural e sua capacidade explicativa acerca da reprodutividade da arte como
objeto de manutenção ideológica das
sociedades burguesas, onde a arte tem sua capacidade revolucionária reprimida.
#adorno
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