Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Lutas Emancipatórios na Perspectiva de Reconhecimento


    Breno Guimarães 89540

A eticidade hegeliana compreende que a vida em sociedade é determinada pelas relações intersubjetivas de indivíduos na busca por reconhecimento. Neste sentido, rejeita a categoria de jusnaturalismo, em especial Hobbesiana, sobre os homens terem de abrir mãos de parte da liberdade em favor de um terceiro - o Estado. Para Hegel, a consolidação da vida social não se motiva pelo senso de autopreservação dos homens, mas por reconhecimento, portanto isola o conflito como força transformadora da materialidade. 
    É na teoria crítica do sociólogo italiano, Axel Honneth, que a eticidade e o reconhecimento ganham contornos de conflito. Honneth defende que as relações intersubjetivas por reconhecimento recebem, nas situações de conflito, lastro para o desenvolvimento moral da sociedade. Nesse sentido, o desrepeito motiva a organização de grupos com objetivos motivadores.
    Com vistas na teoria crítica Honnethiana, podemos pensar na categoria identidade e nas motivações do movimentos de luta antihegemônica, identitaristas. Estes são produtos de relações intersubjetivas em contextos de marginalização e de consequente busca por reconhecimento – neste rol podemos incluir as lutas feminista, LGBT, Racial, indígena, ambientalista das mais diversas linhas teóricas e práticas. 
    Nos momentos de acirramento do conflito e da repressão é possível se esperar sínteses de desenvolvimento moral e inclusão dos grupos emancipatórios em três esferas sociais onde os conflitos se desenrolam: a família, o direito (reconhecido como a sociedade civil) e na eticidade (o estado, ou o espirito do povo).
    Neste sentido, podemos concluir que há uma relação dialética entre o conflito e o reconhecimento, que engedra as transformações em todas as esferas sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário