Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

A banda funcionalista

O Funcionalismo é um campo da Antropologia, dentro da área das Ciências Humanas e Sociais, que é dividida em 3 diferentes campos: Sociologia, a Ciência Política e a Antropologia. A corrente filosófica funcionalista está diretamente ligada ao pensamento de Émile Durkheim, um dos três pilares da área do conhecimento. Por meio desse pensamento, entende-se a sociedade como um organismo fragmentado, em que cada parte tem uma função, e ao mesmo tempo é responsável pela sociedade como um todo. A sociedade, para os funcionalistas, é sistêmica: diferentes campos/grupos se unem e formam um grande sistema social.

Uma banda durante um show, por exemplo, só funciona se todas as partes estiverem trabalhando juntas, cada qual executando sua função. O baterista, o vocalista, o baixista, o pianista, etc, devem atuar juntos para que uma música em grupo seja tocada. Claro que cada um deles podem tocar sozinhos, mas neste caso seria um solo e não uma banda. Para que a música em grupo aconteça, cada instrumento tem sua função.

Como no exemplo da banda, os grupos sociais são variados. A banda pode ser composta por vocalista, pianista, flautista ou também ter totalmente outro formato e ser composta por pianista, violinista e saxofonista. Os grupos sociais são complexos e plurais, o que pode dificultar as relações e o sentimento de coercitividade do grupo.  Nos dias atuais, o pensamento individualista predomina na sociedade, os indivíduos não se veem mais parte do todo com funções e responsabilidades.

Laís C. F. Fidélis - 99180

Nenhum comentário:

Postar um comentário