Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Conhecimento e Verdade

É completamente impossível falar sobre verdade antes mesmo de explicar sobre conhecimento, já que os dois estão sempre atrelados um ao outro.

Conhecimento é diferente de ciência, sendo um esforço psicológico pelo qual procuramos nos apropriar intelectualmente dos objetos. Culturalmente, somos induzidos a estabelecer um tipo de ordem ao caos do mundo em que estamos inseridos. Por isso, as pessoas buscam conhecimento para se sentirem seguras ou para se livrarem de seus medos. 

Assim, podemos dividir o conhecimento:

  1. ato do conhecimento: relação estabelecida entre a consciência que conhece e o objeto a ser conhecido
  2. produto do conhecimento: resultado do ato de conhecer, sendo o conjunto de saberes acumulados e recebidos pela tradição 

Nesse sentido, todo conhecimento coloca o problema da verdade quando nos perguntamos se o que está em pauta condiz ou não com a realidade. Dessa forma, a verdade ou falsidade não estão nas coisas ou ações, mas no juízo que fazemos, ou seja, no valor de verdade da afirmação. Por fim, o critério de verdade é uma construção sócio-histórica pauta pela ciência, política ou economia. 

Vinícius M. Sampaio, 93318

Nenhum comentário:

Postar um comentário