A série se passa em Nova York e retrata a vida de jovens ricos estudantes de um colégio no Upper West Side, a trama é narrada por um escritor anônimo de um blog. O blog tem foco voltado para o enredo de fofocas do colégio e a vida pessoal dos estudantes, o responsável permanece anônimo durante todo o decorrer da série e só revelado no último episódio. Apesar do escritor não ser legitimado como jornalista, aquilo que é escrito no blog interfere diretamente no comportamento dos personagens, causando situações complexas no convívio da elite nova iorquina.
A Gossip Girl, como se autodenomina, não parece ter consciência das consequências causadas por aquilo que divulga em seu site. A desmoralização dos meios midiáticos é abordada no livro de Pierre Bourdieu, Sobre televisão. Apesar da trama ter foco no blog online, a desmoralização da mídia se encaixa no comportamento do emissor.
No campo jornalístico, o sensacionalismo deslegitima a profissão, como ocorre na série. O site de fofocas tem visibilidade justamente por ter matérias de cunho sensacionalista, mas por mostrar influência naquela sociedade é legitimado.
A influência da Gossip Girl é evidente na série. Serena Van, uma das personagens principal, foi alvo de ataques do site inúmeras vezes. A repercussão de sua vida pessoal no blog mudou os rumos do roteiro. Entretanto, maior ainda foi a influência da série na vida dos adolescentes que a assistiram e assistem até hoje, o modo de vida das personagens ditou os desejos do jovem. Por meio da televisão, a série Gossip Girl influenciou gerações.
Laís C. F. Fidélis - 99180
Nenhum comentário:
Postar um comentário