Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Sociedade do Cansaço: Por que os Jovens Adoecem Tanto?


Breno Guimarães 89540

                Um dos assuntos mais em voga no meio acadêmico é a saúde menta. Cada vez mais se constatam casos de adoecimento mental entre estudantes e, sem dúvidas, essa realidade não se limita à universidade, como se apresenta de forma massiva na sociedade. Mas os jovens hoje são mais fracos?
                Não. Mas alguns fatores podem explicar esta condição generalizada. O Primeiro é a publicização do debate: as pessoas se abrem mais para falar sobre adoecimento mental. Como o assunto é mais comentado, isto gera uma situação de identificação entre as pessoas neste quadro, que até então silenciavam-se.
                Em Segundo, os avanços na ciência também permitem que a pauta seja tratada com mais qualidade, quebrando preconceitos que até então dominavam o imaginário do povo.
                Em terceiro, e como uma situação estrutural, as transformações nas relações de trabalho condicionam o adoecimento. Pois as instabilidades na vida profissional num modelo de acumulação flexível transformam influencia num estado de ansiedade generalizado. Se a geração dos nossos pais desfrutava de estabilidade nas carreiras e, como consequência, podiam planejar suas vidas, nossa geração se sujeita a condições mais degradantes para se manter no mercado.
                As jornadas também são mais exaustivas, fazendo surgir situações de exaustão física e mental, como a síndrome de Burnout, muito comum entre médicos, mas que tem se tornado recorrente entre profissionais de outras carreiras.

#Cansaco
               
               


Nenhum comentário:

Postar um comentário