Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Tempos Modernos e o Paradigma Marxista

         Segundo o Paradigma Marxista de Karl Marx, nossa sociedade é baseada em relações de poder, em que existe a superestrutura (Estado, educação, religião, ideologias) e a infraestrutura seria a base da sociedade onde se dão as relações de trabalho, segundo Marx. Nesse sentido, quem domina o que gira  a economia é quem vai dominar essa superestrutura. Por exemplo, os capitalistas dominam a economia em nossa sociedade, sendo assim, eles também vão dominar o Estado, educação, religião, etc.
         Há uma citação de Marx que resume esse pensamento: “As ideias da classe dominante são, em cada época, as ideias dominantes; isto é, a classe que é a força material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, sua força espiritual dominante. A classe que tem à sua disposição os meios de produção material dispõe também dos meios de produção espiritual, de modo que a ela estão submetidos aproximadamente ao mesmo tempo os pensamentos daqueles aos quais faltam os meios de produção espiritual. As ideias dominantes nada mais são que a expressão ideal das relações materiais dominantes, são as relações materiais dominantes apreendidas como ideias; portanto, são a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante, são as ideias de sua dominação” (MARX, 1993, p. 72).


        O filme tempos modernos de Charlie Chaplin, por exemplo, exemplifica o paradigma marxista. Resumidamente, ele se  retrata a vida de operários com a revolução industrial, em que eles  se submetiam a uma forma de produção em que não era mais de acordo com suas condições físicas e psicológicas, mas sim uma forma de produção que visavam maior lucro independente das condições de seus trabalhadores. Nesse sentido, há claramente a exploração e dominação do proletariado pelos donos de fábrica, aqueles que comandam a infraestrutura e a superestrutura também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário