Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

O Local e o Global: Reflexões Acerca da Cultura na Sociedade da Informação.


Breno Guimarães 89540

Os avanços técnicos da produção determinam uma gama de transformações sociais derivadas da relação dialética da infra e superestrutura. Em nossos tempos, é possível afirmar que a esfera da produção e do consumo se dilatam no espaço. Neste sentido, a cultura também é sujeita a essas transformações.
 As sociedades globais do século XXI, visto desta lógica, são marcadas pelos avanços em informação, e esta tem efeito direto sobre a indústria Cultural. A realização deste fenômeno incute que as culturas globais se tornam locais e as locais se tornam globais.
A música é um signo notório desta transformação. Cada vez mais é possível observar elementos da cultura pop (global) se relacionando com gêneros tipicamente nacionais, alguns inclusive renegados no país. O funk, por exemplo, ao passo que se torna nacionalmente comercial, recebe influência da cultura pop e, assim, passa a influenciar a própria cultura pop.
Outro gênero brasileiro que passa por essa mudança é o sertanejo, que tem raízes nos anos 60, com narrativas sobre o homem do campo, a simplicidade do sertão. Nos anos 90, no apogeu da globalização, recebe influência do Country Americano e do Rock. Atualmente, enquanto o campo se mecaniza, só restam “Camaros Amerelos” e “notificações preferidas”.
#transmissãocultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário