Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

O doador de memórias

Isabelle Kruger Braconnot 99173
Ideologia

Ideologias são fortes ferramentas. Elas podem libertar mas ao mesmo tempo aprisionar, mas em geral elas são usadas para maquiar e esconder conflitos passando uma imagem de harmonia e ordem. Por serem fortes ferramentas, podem ser usadas pelo Estado como aparelhos reguladores e repressores.
Na longa metragem O doador de memórias, o Estado tem grande influência na vida dos personagens. Eles usam medicamentos diários que inibem sentimentos fortes, além de tirar a capacidade das pessoas de enxergarem cores. O Estado falava que essas medidas eram necessárias para que não houvessem conflitos e diferenças entre as pessoas. Portanto, o discurso promovido pelo Estado e que sustentava a ideologia que eles criaram trazia uma falsa imagem de paz e igualdade, mas na verdade era um mecanismo de padronização e controle.
No filme, os anciãos que representaram o Estado controlavam as emoções, crenças e autonomia de pensamento das pessoas sem grandes manifestações de violência física. Dessa forma o sistema de opressão era mantido por uma ideologia que ninguém contestava.


Nenhum comentário:

Postar um comentário