Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Honrar a quem?

A honra, antes de ser uma experiência individual, é vivida inicialmente de maneira coletiva (honra familiar, honra religiosa), em que as origens coletivas resultam em um valor social pré-definido.

Podemos falar, então sobre a honestidade. Este termo relaciona-se à ideia de preocupação do indivíduo em preservar a imagem da família, da comunidade, preservando a sua própria imagem pública, agindo de maneira que sua imagem possa preservar o coletivo ao qual pertencemos.

Vemos hoje o ponto ao qual chegamos em que inúmeras pessoas, moldadas pelo conceito de honra e honestidade desenvolvido pela sociedade à qual estamos inseridos, deixam de se expressar, de ser quem realmente são pelo “medo” de ferir a honra de sua família, principalmente. Assim, é importante ressaltar os crimes contra a honra:
  1. calúnia: imputação falsa de um fato criminoso a alguém;
  2. injúria: qualquer ofensa à dignidade de alguém;
  3. difamação: imputação de fato ofensivo à reputação de alguém.

Sendo assim, é muito valioso dizer: SEJA QUEM VOCÊ É, nada importa além do seu bem-estar (se você está dentro da lei, claro). A vida é curta demais pra você não ser quem você é por causa dos preceitos em que foi criado. 

Vinícius M. Sampaio, 93318

Nenhum comentário:

Postar um comentário