Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Eu fiz um pé...

Hoje vou mostrar um belo caso do uso da arte como distinção social no meio musical. Como sabemos, a  música carrega, além da melodia, todo um contexto social em que o eu lírico está inserido. Sendo assim, Anitta e Ludmilla são exemplos pertinentes para essa análise.

Em Onda Diferente - canção de Ludmilla que foi lançada por Anitta - temos a seguinte frase:

Então sai, sai, sai da minha frente
Hoje eu vou dar trabalho numa onda diferente

Já na música Verdinha - canção de Ludmilla - temos a seguinte frase:



Eu fiz um pé lá no meu quintal
Tô vendendo a grama da verdinha a um real
Sou porra louca
Mas também sou dedicada
Em casa não falta nada
Trabalho pra estudar
Eu tenho alma de pipa avoada
Minha vizinha fala, fala, e não consegue acompanhar
Um dia eu vou poder falar toda verdade
A máscara que vai cair diante da sociedade

Em ambas as músicas percebemos claramente referência ao uso de maconha, mas somente uma sofreu retaliações. Adivinhe qual? Isso mesmo! 

Ludmilla sofreu ataques e acusações de estar fazendo apologia ao uso de drogas e sua colega Anitta, de outro contexto social, foi aplaudida de pé pela performance em seu clipe ao lado de um enorme pé de cannabis. Ludmilla expressa em sua letra toda uma problemática enfrentada pelos moradores das periferias e, ainda assim, foi criticada pela grande mídia. 

Vinícius M. Sampaio, 93318

Nenhum comentário:

Postar um comentário