Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Marx e Adorno

Embora não tenha escritos voltados a estética, a obra de Marx tem influência decisiva sobre ela e estão presentes nas formulações de Adorno. Assim, apresenta crítica à ideologia: “a produção das ideias, das representações, da consciência é antes de tudo imediatamente conexa à atividade e ao intercâmbio material dos homens — linguagem da vida real”
No pensamento Marxista, a arte se apresenta como antítese social da sociedade, em que resiste ao atrelamento imediato à infraestrutura. Nesse sentido, podemos relacionar que Adorno provoca mudanças radicais nas formas de pensar a relação entre o estético e o extra estético.
Além disso, Adorno se apropria de categorias marxistas para definir a relação entre produção material e criação artística. O principal termo utilizado é o de “forças produtivas estéticas”. Ele percebe que em todas as épocas a criação artística é estimulada pelas condições sócio-históricas.
A noção da arte como antítese social da realidade, porém, permite entender que o conceito de forças produtivas estéticas não determina a relação imediata de arte à sociedade.

Vinícius M. Sampaio, 93318

Nenhum comentário:

Postar um comentário