Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

O Povo é a Voz da Mídia?


Breno Guimarães 89540

A hipótese do Agenda Setting é elemento muito marcante nas teorias da comunicação da escola Americana. Parece haver consenso sobre o poder da mídia na influência da opinião pública. No entanto, há um dissenso sobre a dimensão desta influência: Por um lado, alguns teóricos defendem que a mídia tem potencial de determinar a opinião pública, por outro, outros teóricos defendem que a mídia tem o potencial de determinar o que o povo discute, não o que pensa. Creio que a segunda hipótese tenha maior correlação com a realidade.
                A segunda hipótese chama atenção para um fato: a mídia tem poder de silenciar pelo simples não agendamento ou secuncarização.
                Nesta semana, a notícia que tomou as redes sociais foi a do assassinato de 9 jovens em uma ação policial de dispersão de um baile funk. Embora o fato choque e tenha tomado a atenção dos internautas, teve pouca cobertura da mídia convencional. Se não é agendado é como se não tivesse acontecido.

#agendasetting

Nenhum comentário:

Postar um comentário