Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Ideologia de gênero

O conceito de ideologia é um substantivo feminino que caracteriza um conjunto de convicções filosóficas, sociais, políticas e culturais de um indivíduo ou grupo de indivíduos. O termo foi criado por Destutt de Tracy, filósofo francês, conceituando as percepções sensoriais do mundo externo. Amplamente usado pelas ideais marxistas, corresponde a uma totalidade das formas de consciência social, dividindo-se em ideologia burguesa e ideologia socialista.

No mundo contemporâneo, ideologia está ligada diretamente a política e questões sociais. Em 1990, Judith Butler, filósofa feminista, lançou pela primeira vez seu livro “Problemas de gênero” (Gender Trouble) contribuindo para os estudos da complexidade sexual humana e suas diversas formas. O livro é referência para a Teoria Queer e os estudos psicossociais. Entretanto, o tema é sensível e causou grande tumulto no Brasil. Em 2018, Judith foi convidada para palestrar e manifestações pró-direita ocorreram no local, alegando que seus estudos são ilegítimos.

Resultado de imagem para judith butler

As pesquisas de Judith foram chamadas de “ideologia de gênero” por aqueles que não são adeptos de seus pensamentos. Segundo Drauzio Varella, ideologia de gênero é um termo inventado por preconceituosos que não aceitam a diversidade do comportamento sexual humano.

Portanto, nesse exemplo, o termo ideologia foi utilizado para estigmatizar um estudo.

Laís C. F. Fidélis - 99180

Nenhum comentário:

Postar um comentário