Estudamos no conceito de
agenda setting a forma como a mídia escolhe os assuntos a qual dar maior
destaque e consequentemente influencia o publico consumidor de acordo com a sua
opinião sobre o discorrido.
A poucos anos atrás teve o
caso do impeachment da presidente Dilma onde a mídia teve um papel central. A
posição dos grandes grupos televisivos e editoriais era explicita ao haver um
grande tempo dedicado a apontar corrupções do partido da presidente, muitas
manchetes sobre o processo em si, inúmeras capas de jornais e revistas trazendo
figuras e imagens negativas de Dilma.
Tais ações contribuíram
drasticamente para o aumento do apoio da população que vê esses meios como seus
únicos canais informativos, acreditando e tomando a posição deles como a sua.
No final Dilma tem seu mandato “impeachmado” por casa de legisladores cheios de
interesses próprios e por corporações midiáticas também seguindo lucros
próprios.
Devemos saber que a maioria do
povo não possui instrução, ou tempo, ou acesso; a verificadores de informação,
a inúmeras visões de um fato, a estudos que mostrem os interesses de grupos
dominantes; para então conseguir sair da manipulação e juntar capital cultural
para se autogovernar.
João Vitor 99183
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