Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Qual o seu conceito de arte?

Aristóteles afirmava que a arte é o equilíbrio, possui a harmonia ao reproduzir a realidade. Além disso, dizia que ela é superior ao mundo e à natureza, dando sentido aos elementos naturais em suas representações.

Para Platão, a arte é uma cópia do imperfeito (realidade sensível), sendo ela completamente inferior à natureza, corrompendo o homem. Sendo assim, para ele, a verdadeira beleza é a busca da essência pura das coisas e a arte cega os indivíduos da realidade.

Já para Bertold Brencht, a arte clássica é uma mazela para a sociedade, uma vez que serve como instrumento de dominação ideológica. Assim, os artistas excluem os processos de conflitos não abrem espaço para uma posição crítica do espectador em relação à sua arte.

Em contrapartida, para Wassily Kandinsky a arte mais legítima é aquela que é abstrata, pois ela capta a essência do mundo. Não obstante, Denis Diderot adota duas posições: 

  1. a arte é uma simplificação do mundo (concordando com o pensamento platônico);
  2. a arte é superior à natureza, sendo pedagogicamente mais eficaz que jornais e livros (linha aristotélica).

Agora eu te pergunto: qual o seu conceito de arte?

Ps: o meu é - tudo o que toca em algum aspecto da minha existência

Vinícius M. Sampaio, 93318

Nenhum comentário:

Postar um comentário