Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Moralismo sem moral

Ética vem do grego Ethos que significa costumes aprovados, bons costumes, aqueles que são superiores a quaisquer outros e que são legitimados por uma sociedade. 

Esse campo da filosofia estuda as ações e decisões humanas e a Teoria da Ação, esta que se define em três etapas:

  1. Consciência da praxis (que se relaciona com ação e atitude):
Remete à ação pela qual o sujeito PRECISA estar ciente do que se está fazendo;
  1. Deliberação:
Diz sobre a capacidade do indivíduo de agir, sobre a capacidade de tomar uma decisão. Ou seja, quanto maior a “vigilância” sobre o indivíduo, menos a capacidade dessa tomada de decisão;
  1. Costumes de grupos
Trata do estudo da ação em si e dos valores envolvidos.

Ainda, podemos associar a tal temática a definição de moral e moralismo. Assim, a moral trata sobre a autoreflexão do indivíduo sobre sua própria conduta e no moralismo envolve a atribuição de valor à conduta de terceiros. 

Engraçado é que mesmo no século XXI, principalmente no Brasil, as pessoas AINDA buscam atribuir valores às ações e condutas dos outros, mas todo mundo esquece que para pelo menos ser moralista, precisa ter moral! Não me entra na cabeça o pai da família tradicional brasileira - que trai sua esposa, muitas vezes a agride física e psicologicamente, ausente para seus filhos - vir meter o dedão na vida dos lgbts que querem seu espaço na sociedade, que sentem a necessidade de expressar sua identidade, o amor reprimido tanto tempo, que querem constituir família. Como querem agir com moralismo sendo que não fazem uma mínima reflexão sobre sua própria conduta? 

O mal do brasileiro é achar que são intocáveis.

Vinícius M. Sampaio, 93318

Nenhum comentário:

Postar um comentário