Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Superestrutura: entre Althuser e Gramsci


Breno Guimarães-89540

                Sob a ótica do Materialismo Histórico Dialético, a forma como a sociedade se organiza para produzir sua vida material determina, em última instância, as demais relações sociais. Nesta, é onde está contida a superestrutura, que tem o papel de manter as condições de produção estabelecidas. A superestrutura é formada pelos seus instrumentos de dominação do Estado – Na perspectiva Althuseriana – ou de hegemonia – na linha Gramsciana-. Mas qual a diferença fundamental entre essas escolas?
                Para Althusser, a superestrutura contem seus aparatos de dominação, que se divide em aparatos de violência – Leis e o monopólio legítimo da força – e os ideológicos  - que garantem a naturalização da moral burguesa.
                Gramsci divide o Estado em duas esferas: a sociedade política e a sociedade civil. A primeira, também chama de Estado de Coerção, assim como em Althusser, é formada pelos aparatos legais e de violência. Por outro lado, a Sociedade Civil é responsável pela difusão ideológica, hegemonizando as associações civis -escolas, associações, partidos, igrejas, mídia. Os dois somados formam o Estado em sentido amplo.
                Em síntese, a diferença é que para Althusser,  a infraestrutura se relaciona mecanicamente com a infraestrutura e, portanto, qualquer transformação profunda na segunda depende da primeira. Já, para Gramsci, as duas se relacionam, mas não de forma mecânica, podendo se desenvolver ritmos diferentes. Neste sentido, dominar o poder do estado não incute necessariamente em hegemonia, mas apenas em coerção.
#superestrutura

Nenhum comentário:

Postar um comentário