Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Eu não consigo decidir

Liberdade ou autonomia? Aposto que você nunca parou para analisar essas duas palavras num mesmo contexto, certo? Por isso hoje vou te explicar um pouquinho sobre cada um dos dois e te colocar pra pensar.

A liberdade, para Santo Agostinho, é o exercício do livre arbítrio que nos é dado, este que é a capacidade das pessoas determinarem seu próprio destino. Santo Agostinho e Aristóteles discorrem sobre o reino da contingência em que as coisas podem mudar. Não se tem uma lei universal para explicar a realidade, havendo espaço para o caos. Além deles, Sartre diz que os homens nascem presos ao social, mas quando tomam consciência se tornam livres. Entretanto, pode ocorrer situações de “má-fé”, quando o indivíduo assume a liberdade da condição de existência quando isso o favorece, mas quando não convém, o próprio indivíduo transfere sua liberdade a terceiros.

Já a autonomia parte do princípio do determinismo:as pessoas são determinadas à condenação ou à salvação antes mesmo de nascer, porque deus é onisciente, onipresente e onipotente, ou seja, sabe todas as coisas, podendo intervir e fazer um “milagre” da “salvação”. Espinosa e João Calvino são exemplos de filósofos que analisam essa temática, no qual os indivíduos são vistos como sujeitos histórico-culturais - interdependentes entre si. Ainda, Bourdieu compactua com essa linha de raciocínio quando afirma o termo Self Made Man (homens são empreendedores de si mesmos) e que o social precede o indivíduo.

Agora é que são elas: você sabe se está vivendo por liberdade ou por autonomia? 

Vinícius M. Sampaio, 93318

Nenhum comentário:

Postar um comentário