Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Bee Movie e o funcionalismo




por Julia Ennes, 99193

Bee Movie - A História de uma Abelha é um filme estadunidense de animação lançado em 2007 que conta a história de Barry B. Benson, uma abelha que acaba de se formar na faculdade e que foi iludida com a perspectiva de ter que escolher apenas uma carreira para desenvolver para o resto da vida. Um certo dia, Barry consegue sair da colméia, passa a observar o mundo dos humanos e não demora a descobrir que as pessoas consomem o mel que as abelhas batalham para fabricar. Armado com essa informação, Barry se dá conta de sua verdadeira vocação e decide processar a raça humana por roubar o mel das abelhas. Como resultado, homens e abelhas passam a se relacionar de forma diferente, e as abelhas deixam de trabalhar gerando um desequilíbrio gigantesco por não exerceram mais sua função. 



Esse choque gerado pela revolução de Barry pode ser explicado por um campo da Ciências Sociais: o Funcionalismo. A corrente filosófica funcionalista está diretamente ligada ao pensamento de Émile Durkheim, um dos três pilares da área do conhecimento. Por meio desse pensamento, entende-se a sociedade como um organismo fragmentado, em que cada parte tem uma função, e ao mesmo tempo é responsável pela sociedade como um todo. A sociedade, para os funcionalistas, é sistêmica: diferentes campos/grupos se unem e formam um grande sistema social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário