Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Fonte ou Mictório de Duchamp?


"A Fonte" / Marcel Duchamp

A obra acima foi originada por Marcel Duchamp, em 1917, uma época em que a escola dadaísta fazia muito sucesso, já como arte moderna. O ponto no entanto fomentado nesse texto é a questão mais debatida quanto ao urinol de porcelana: ele seria ou não seria arte?

Para alguns defensores da arte de Duchamp, óbvio que ela seria arte, afinal a arte dadaísta debatia exatamente esse ponto, o status da arte e do artista.Duchamp utilizou do ready-made (uso de materiais prontos) para criar e sua arte, e isso demonstra a pluralidade existente para criação de algum significado, e essa foi a forma que Marcel achou para demonstrar o que entendia da escola da época.

Porém, para alguns críticos da obra, ela não demonstra as características que uma arte necessitam para assim ser denominada, arte. Ele não possui preocupações com traços, com cores e tonalidades, com linhas, e tudo mais. Ele apenas existe, e existiria de qualquer forma.

Podemos concluir, então, que arte é um objeto diferente para diferentes pessoas. Enquanto alguém pode enxergar a Fonte de Duchamp como uma obra de arte, outra pessoa pode apenas ver aquilo como um mictório comum, nada demais. E tudo bem ser assim, pois é algo dependente de contextos e vivências diferentes, o que as pessoas normalmente possuem.


Isabelle de Oliveira
Matrícula: 99200

Nenhum comentário:

Postar um comentário