Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

A realidade não é pautada pelos sentidos


O objetivismo de Ayn Rand diz que a realidade existe independente da consciência, que o ser humano tem contato direto com a realidade através dos sentidos, que pode ter conhecimento objetivo pelo processo de formação de conceitos, da lógica dedutiva e indutiva, que o objetivo moral da vida humana é atingir a própria felicidade ou interesse racional, que o único sistema social consistente com esta moralidade é um que respeite os direitos do seres humanos à vida, liberdade, propriedade e busca à felicidade, ou seja, capitalismo laissez-faire, e que a função da arte é transformar as ideias metafísicas mais abstratas, reproduzindo seletivamente a realidade, em forma física.
Tal concepção se mostra muito retrógrada porque ela nega o subjetivismo das coisas. Ela coloca apenas o “real”, ou seja, o pautável por sentidos como algo concreto. Enquanto os sentimentos, o inconsciente, os aspectos subjetivos são errados.
O ditado “Só acredito vendo” se posto para análise ele parte de um pressuposto diretamente igual ao do objetivismo.
Resultado de imagem para só acredito vendo





























João Vitor 99183

Nenhum comentário:

Postar um comentário