Meritocracia disfarçada pelo discurso ideológico
Por: Adrielle Mariana - 99210
Ideologia é um conjunto de ideias, pensamentos que tem o objetivo de doutrinar e induzir a pessoa a compartilhar os mesmos discursos, e ela pode ser um instrumento de dominação por meio do convencimento. A meritocracia é um exemplo escancarado da ideologia em que apresenta a ideia sobre o mundo que seria desconexos de sua realidade histórica e social de produção, onde todos são iguais e possuem as mesmas oportunidades, não importa a origem e o contexto social, se todos são iguais, todos são merecedores, basta apenas se esforçar para atingir o nível de terceiros.
É preciso entender a princípio os privilégios, e compreender que não somos todos iguais, é necessário levar em conta outros fatores determinantes para entender a realidade cotidiana, são diversas camadas que se passam despercebidas nos discursos meritocráticos, e esses discursos vão além de questões financeiras. Precisa-se levar em consideração que os esforços de uma pessoa não é proporcional às conquistas pois existem milhares de empecilhos que deixa milhões de pessoas desfavoráveis, deixando para trás nessa corrida insana da vida em alcançar algo para confortar o esforço ali reproduzido.
Afirmar que quem quer consegue é reproduzir esse discurso e afirmar relações abusivas de cobrança social, sem levar em conta os fatores determinantes, sociais, culturais e institucionais em torno da sociedade que cerca o indivíduo durante toda sua construção e crescimento social e moral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário