Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Tyler Down, a perca de si mesmo

''Meu nome é Tyler Down, e eu sou um sobrevivente'' - Cena da terceira temporada




A sociedade da transparência trata-se de uma sociedade caraterizada por uma radiação opaca penetrante e penetrável, pois apenas o vazio é de fato transparente. Nesse modelo de sociedade, a exposição de si em busca de atenção é um dos pontos mais fortes, principalmente na era das redes sociais e nessa ideia de que quanto mais produtivo seu dia, melhor. As pessoas buscam ao máximo estar ocupadas e entendem o tédio como algo negativo, praticamente não o suportam, e assim, param cada vez menos para pensar sobre suas atitudes e sua vida no geral, sobre que rumo se está seguindo.
A série produzida pela Netflix, 13 reasons why, tem como foco na primeira temporada o suicídio de Hannah Baker, mas usaremos como ponto de observação aqui a história de outro personagem: Tyler Down. Tyler é considerado o garoto ‘’esquisito’’ da escola, é humilhado em várias situações e todas as vezes em que busca uma relação com alguém ou um grupo, é excluído. Em certo ponto da trama, tem sua intimidade exposta na internet e é ainda mais caçoado e humilhado pelos colegas de escola. O adolescente, que até então já se sentia rejeitado pelos demais, prestes a perder o sentido de sua vida, vê o resto de esperança indo por água abaixo depois de sofrer um estupro cruel e repulsivo. Tyler não apenas se sente vazio, mas não reconhece mais a si mesmo. Depois de tanto tentar se modular para ser inserido nos grupos dos quais queria fazer parte, perde a essência de si mesmo e nada mais lhe importa. Tyler deseja vingança, e morte não é mais, de fato, um problema. A partir do momento em que não se reconhece mais, nada mais é relevante para ele.
Tyler acaba tendo um bom final, se reerguendo e tentando mais uma vez, mas nem todas as pessoas na realidade conseguem. Uma vez perdida a essência de quem se é, torna-se uma tarefa extremamente difícil redescobrir quem você é debaixo de toda maquiagem e fingimento. E esse é um dos principais problemas da sociedade da transparência: a busca por atenção e a necessidade de expor e de se encaixar cria pessoas doentes, que nem sempre conseguem se recuperar.


Ana Caroline De Souza, 99211

Nenhum comentário:

Postar um comentário