Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

domingo, 15 de setembro de 2019

A transparência em “Independência” do Capital Inicial





Toda essa curiosidade que você tem pelo que eu faço
Eu não gosto de me explicar, eu não gosto de me explicar
Toda essa intensidade, buscamos identidade
Mas não sabemos explicar, mas não sabemos explicar

Se paro e me pergunto: será que existe alguma razão
Pra viver assim se não estamos de verdade juntos

Procuramos independência
Acreditamos na distância entre nós
Procuramos independência
Acreditamos na distância entre nós

Toda essa meia verdade no que temos nos conformado
Só conseguimos nos afastar. Mas aprendemos a aceitar
Tantas coisas pela metade, como essa imensa vontade
Que não sabemos explicar, que não sabemos saciar




A sociedade da transparência é uma sociedade antes de tudo da hiperinformação, da exposição, do controle, das aparências e também da desconfiança.

A letra da música Independência do Capital Inicial reflete muito bem isso. Aparentemente o eu lírico narra seu relacionamento conturbado na medida que seu amor o cobra muito por informações a todo momento. A estrofe, portanto, reflete um clima de desconfiança na medida que o controle é exarcebado:

Toda essa curiosidade que você tem pelo que eu faço
Eu não gosto de me explicar, eu não gosto de me explicar


A necessidade de saber o que faz, onde está e tudo sobre o sujeito faz com que a privacidade na sociedade atual ou dita sociedade da transparência se torne algo ausente.

Há outra parte o qual o eu lírico cita o termo meia verdade. Na sociedade da transparência, a verdade é algo difícil de se obter, uma vez que estamos englobados em uma rede digital que é perpassada por imagens que são simulacros, imitações do real. Outro ponto interessante dito na canção é sobre afastar. O fato de se afastar, distanciar e as coisas pela metade (paradoxalmente "pouca" informação) e mesmo assim com imensa vontade de ficar, revela o grande embate da sociedade da transparência que é a confusão e o indivíduo perdido nessa massa de hiperinformação.
Por fim, "procura-se independência". 
Independência no sentido de não ser vigiado ou a todo momento cobrado. 
Além disso, em "Acreditamos na distância entre nós" mostra que mesmo diante dessa cobrança e exigência de informação, há a crença ilusória de certa forma de se ter o sigilo e a privacidade.

Nome: Alice Ruschel Mochko
Matrícula: 99178

Nenhum comentário:

Postar um comentário