Ser aceito é um desejo de qualquer homem que habita o planeta terra. Estar encaixado a um grupo, fazer parte de uma tribo e ter amigos é fundamental para uma vida saudável dentro da sociedade. Mas, às vezes, a necessidade de ser aceito faz com que não sejamos nós mesmos, é isso o que diz a teoria do espiral do silêncio, na qual o importante são as opiniões dominantes, fazendo com que o indivíduo silencie suas opiniões e intuições particulares.
Na série icônica da televisão, Gossip Girl, a personagem Jenny retrata bem tal teoria. J. é uma garota pobre, dos subúrbios de Nova York, que consegue uma bolsa de estudos em um colégio de elite em Upperwest Said, bairro nobre da cidade.
Ao entrar no colégio, Jenny percebe a gritante diferença entre ela e as outras garotas: costumes, modo de se vestir, comportamento... Então, a suburbana, para tentar se adequar àquele mundo, altera completamente sua personalidade. Passa a costurar suas próprias roupas, imitando as de alta costura, pinta seus cabelos, até que consegue se encaixar no grupo.
O antes e depois da personagem no decorrer da trama. |
Em diversos momentos a personagem deixa de defender aquilo que realmente acredita para poder permanecer naquele ambiente. Jenny deixa de lado todas as suas crenças e valores, gerando uma série de problemas dentro de sua casa. Seu pai, que sempre esteve muito presente na formação de seu caráter, percebe que a filha altera drasticamente seu comportamento quando está fora do subúrbio.
Muitas consequências catastróficas acontecem na vida da personagem devido ao silenciamento de suas opiniões.
Maria Eduarda - 99199
Maria Eduarda - 99199
Nenhum comentário:
Postar um comentário