Nós nascemos em uma família na qual não escolhemos, recebemos um nome sem sermos consultados e passamos a infância sendo mandados, mas esse é só o começo!
Então crescemos, atingimos a maioridade, e finalmente, achamos que seremos totalmente livres e autônomos. Só que não é bem assim...
Todos os cidadãos do território brasileiro possuem uma série de obrigações ao entrar na vida adulta: votar, se alistar no exército (se você for do sexo masculino) e pagar impostos são exemplos dessas imposições. Além disso, se por acaso a camisinha furar, ou a pílula falhar, o Estado te proibirá de abortar!
Mas essa falta de liberdade não é só institucional. Dificilmente você poderá fazer o que bem entender dá sua vida. Seu pai vai exigir que você faça faculdade e arrume um emprego, ou sua mãe terá o sonho de que você se case e tenha filhos. A música 7 YEARS, de Lukas Graham, narra as imposições de seus pais sobre a vida. Abaixo há alguns trechos traduzidos da canção.
"Uma vez, quando eu tinha 7 anos minha mãe me disse: Vá, faça alguns amigos senão você será solitário"
"Uma vez quando eu tinha 11 anos. Meu pai me disse: Vá, arranje uma esposa ou você será solitário"
Eu possuo autonomia de decidir qual roupa usarei hoje, ou se vou tomar o sorvete de morango ou o de chocolate. Mas são apenas escolhas irrisórias, pequenas liberdades do cotidiano. E assim, mesmo que sem tomar consciência, vamos levando uma vida controlada pelos outros, até que se perceba que a nossa liberdade é ilusória.
Maria Eduarda - 99199
Maria Eduarda - 99199
Nenhum comentário:
Postar um comentário