Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Quando não se pode ser 100% transparente

Espiral do Silêncio é uma teoria proposta em 1977 pela alemã Elisabeth Noelle-Neumann. A ideia central desta teoria é que o indivíduo, quando possui uma opinião diferente da opinião dos demais integrantes do determinado grupo em que ele está inserido, omite o seu ponto de vista por medo de ser rejeitado e da crítica que irá receber.

No anime Kaichou wa maid-sama, percebe-se uma leve demonstração dessa teoria. Nele, a jovem Misaki Ayuzawa, devido a precária renda da sua família, acaba estudando no Colégio Seika, que inicialmente era só para garotos, e, para que haja uma maior aceitação para com as garotas, Misaki se torna Presidente do Conselho Estudantil - a primeira menina a conseguir tal feito. Devido sua total dedicação e ótimo jeito para liderar, ela acaba sendo bastante temida e respeitada pelos garotos.

Porém, ainda que apresente uma postura rígida no colégio, Misaki possui um trabalho de meio período como maid (empregada) em um Café - onde a clientela é composta por homens. Ela esconde esse fato da sua vida pois, se os seus colegas e demais estudantes descobrirem esse lado da Presidente do Conselho Estudantil - um lado que é obediente a outros homens - e não o lado que ela apresenta no colégio, que é baseado basicamente na misandria, o seu cargo como Presidente e toda a fama de ser rígida com os garotos estaria ameaçado.


Por: Beatriz Maena Fonseca
Matrícula: 99207

Um comentário: