Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

domingo, 8 de setembro de 2019

Meu nome é cara embaçada e eu ligo para o que você pensa





A sociedade do cansaço pode ser dividida em duas principais categorias: a sociedade disciplinar e a sociedade do desempenho.  A sociedade disciplinar é caracterizada pela negatividade, onde o controle e as normas claras são os principais aspectos. Já na sociedade do desempenho nada é visto como impossível, uma ideia de positividade e discurso motivacional que leva os indivíduos a auto exploração e cobrança a si mesmo.
Enquanto a sociedade disciplinar produz loucos, a sociedade do desempenho produz depressivos e fracassados.
A música do duo Twenty One Pilots nomeada ''Stressed Out'' (estressados) reflete essa sociedade cansada ao fazer uma comparação com a infância, onde o sujeito da canção mostra que era muito mais feliz quando uma criança inocente e despreocupada.

O primeiro trecho diz: ''Eu gostaria de encontrar sons melhores, que ninguém nunca tivesse ouvido
Eu gostaria de ter uma voz melhor, que cantasse umas palavras melhores
Eu gostaria de encontrar alguns acordes
Numa ordem nova
Eu gostaria de não ter que
Rimar todas às vezes que eu cantasse''
Essas palavras refletem um cansaço e uma pressão por buscar a perfeição e melhoria pela simples possibilidade de ser melhor. Na sociedade do desempenho, por haver tanta positividade e possibilidade de fazer coisas, há então uma pressão pela busca de se ser cada vez melhor em todas as coisas. Se tantas coisas são possíveis, o que é necessário para se aperfeiçoar em o que quer que seja, é a força de vontade do indivíduo.

''Me disseram que quando eu ficasse mais velho
Todos os meus medos iriam diminuir
Mas agora eu sou inseguro
E eu me importo com o que os outros pensam
Meu nome é cara embaçada
E eu me importo com o que você pensa
Meu nome é cara embaçada
E eu me importo com o que você pensa''
Na sociedade da disciplina os problemas a serem enfrentados eram principalmente as crises virais, quaisquer problemas de saúde que pudesse ser passado de alguma forma, eram as maiores preocupações da sociedade. Já na sociedade do desempenho, as doenças psíquicas são os focos de maior atenção. A preocupação da pessoa com o que se é dito a seu respeito é uma consequência da busca por aprovação e cria pessoas cada vez mais doentes.

''Gostaria que pudéssemos voltar no tempo
Para os bons velhos tempos
Quando nossa mamãe cantava para dormirmos
Mas agora estamos estressados''
Estamos, de fato, estressados. Nos orgulhamos de ter um dia corrido e uma agenda lotada sem tempo para nem mesmo respirar e pensar sobre as coisas por míseros cinco minutos, como se esse estilo de vida fosse algo saudável. Nos dão milhares de sonhos e nos fazem acreditar que podemos realizá-los se trabalharmos duro. E muitas vezes se trabalha, mas não se obtém o resultado desejado. Esse modo de viver nos torna pessoas cansadas, depressivas, fracassadas e estressadas. E quando aquilo em que nos fizeram acreditar que daria certo com o esforço de nosso trabalho, não dá, desistir de tudo parece a opção mais óbvia.

''De vez em quando um certo cheiro
Me lembra de quando eu era criança
Como que eu nunca sou capaz de identificar
De onde ele vem?
Eu faria uma vela dele se eu um dia o encontrasse
Tentaria vender, nunca venderia muito
Provavelmente só um, seria para o meu irmão
Porque nós temos o mesmo nariz
Mesmas roupas, criação em casa
Jogar pedra de um riacho, que costumávamos atravessar
Mas isso nos lembraria de quando nada importava
Entre empréstimos escolares
E casas na árvore
Nós todos escolheríamos o último''
O desejo do eu lírico de voltar a inocência de sua infância demonstra seu cansaço com a realidade da vida dura de adulto.


''Nós brincávamos de faz de conta
Dávamos um ao outro nomes diferentes
Nós iríamos construir um foguete
E então nós voaríamos para bem longe
Costumávamos sonhar com o espaço sideral
Mas agora eles estão rindo na nossa cara
Dizendo: acorde, você precisa ganhar dinheiro
Ei
Nós brincávamos de faz de conta
Nós brincávamos de faz de conta, coelhinho
Nós brincávamos de faz de conta
Acorde, você precisa do dinheiro
Nós brincávamos de faz de conta
Nós brincávamos de faz de conta, coelhinho
Nós brincávamos de faz de conta
Acorde, você precisa do dinheiro
Dizendo: acorde, você precisa ganhar dinheiro''

Os versos repetidos de forma constante não podem ser apenas uma coincidência, mas mostram uma incessante imposição da sociedade da disciplina onde seguir as regras é nada mais que o essencial, e a busca e necessidade do indivíduo por dinheiro é um modo de controlá-los. Na infância, onde tudo era bom, brincavam de faz de conta. Mas na vida adulta a realidade é cobrada: Levante-se e vá cumprir suas obrigações se você quer seu dinheiro.



Ana Caroline De Souza, 99211

Nenhum comentário:

Postar um comentário