Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Ned Stark e a honra que o fez perder a cabeça


Nem todos assistem Game of Thrones, mas grande maioria já ouviu falar do fenômeno mundial que é essa série. Game of Thrones é uma série estadunidense baseada na saga de livros As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin. Situada nos continentes fictícios de Westeros e Essos, a série centra-se no Trono de Ferro dos Sete Reinos e segue um enredo de alianças e conflitos entre as famílias nobres dinásticas, seja competindo para reivindicar o trono ou lutando por sua independência. É ambientada numa era de reis e rainhas. É daí que nossa discussão se inicia, o show se passa em uma época onde as definições de honra eram muito cobradas e necessárias. Apesar de que, os personagens de Game of Thrones não são as melhores definições de honra. Porém, temos alguns que salvam, pelo menos, na série! Ned Stark, o patriarca da família Stark, homem honrado, mão "direita" do rei e pai de cinco filhos legítimos e um de criação. Ned era o exemplo de pessoa que sempre seguia seus instintos e princípios e ensinou o mesmo para seus filhos

Porém, num mar de intrigas e escândalos como Westeros, o que acontece quando o mais honrado deles descobre um segredo? Isso mesmo, ele resolve jogar na cara dessa pessoa que descobriu o segredo dela. Brincadeiras à parte, os personagens de Westeros são extremamente complexos com muitas influências do que seria a honra. A maioria realmente não se importa, mas uma pequena parcela age de acordo. O patriarca Stark foi acusado de "manchar" a sua honra quando trouxe um filho ilegítimo para casa depois da guerra, porém era mais uma das promessas que a sua honra o obrigou a cumprir. 

Seu filho Robb Stark, o primogênito, também compartilhava da mesma honra que o pai. No caso de Robb, ele se casou com uma moça após tirar a virgindade dela e engravidá-la. Porém, ele já tinha um casamento arranjado com uma moça da família que o ajudaria na guerra. Honrado? Não tenho essa resposta! Mas foram esses fatos que levaram ele a perder a cabeça (literalmente) e a do seu lobo ter sido costurada no seu corpo. Infelizmente, ele perde a guerra, a mãe, a mulher, o filho e boa parte dos exércitos.  
Resultado de imagem para robb stark
Robb Stark
Ned Stark ao descobrir o segredo de Cersei, (rainha de Westeros, naquele momento) tenta agir com base na sua honra para resolver a situação, porém também perde a cabeça (literalmente), pois de acordo com ela: "Quando você joga o Jogo dos Tronos, você ganha ou você morre." E ela não estava errada!


Resultado de imagem para ned stark
Ned Stark momentos antes de sua execução decretada pelo rei Joffrey, filho de Cersei. 
Jon Snow após esfaquear a legítima rainha do Trono de Ferro, Daenerys Targaryen
Por fim, temos Jon Snow, o bastardo. Bastardo nada, na verdade, ele era o herdeiro do Trono  de Ferro. Porém, ainda assim, foi criado por Ned Stark, o que o fez matar o amor da vida dele e rainha que ele escolheu pela honra, ou será que foi mesmo? Ele matou Daenerys Targaryen após ela queimar Porto Real tentando conquistar o reino que era por direito deles dois. Ele simplesmente a matou por influências de outros, obviamente, a sua parcela de culpa ainda é maior e sua honra (se é que ele tem) duvidosa.

Resultado de imagem para jon snow
Jon Snow ou Aegon Targaryen (infelizmente)

O ponto principal dessa discussão é a subjetividade da honra, o que pode ser honrado de se fazer para uns pode não ser para outros. A honra e/ou a crença de que se está fazendo algo por ela é perigosa.

Daí se faz a pergunta: é viável ou até mesmo possível ser uma pessoa honrada no meio de tantos desonrados?

Robert Rodrigues
99206

Nenhum comentário:

Postar um comentário