Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

sábado, 7 de setembro de 2019

Opinião Pública e Democracia

Opinião Publica e Democracia

Adrielle Mariana - 99210

Dessa vez, serei um pouco mais formal nesse tema sobre Opinião Pública, utilizando o pensamento de Alexis de Tocqueville (pensador politico, historiador e escritor francês & liberal).
Sua busca era descobrir a aceitável coexistência harmônica entre o desenvolvimento igualitário e a manutenção da liberdade, isso apontava que a democracia tem como principio básico a: Igualdade e Liberdade. A grande questão é o que fazer para que a igualdade entre os homens não venha a inibir a liberdade? 
Segundo o mesmo, a democracia poderia trazer dois perigos: o primeiro Ditadura da Maioria

  • Ditadura da Maioria: ampliando a igualdade e permitindo que as pessoas sejam mais iguais, poderia se chegar a um patamar em que todos são iguais, inclusive no modo de pensar, e esse processo de pensar de forma igualitária poderia levar a uma massificação de ideias, o que ele irá chamar de Tirania da Maioria. A Tirania da maioria é nada mais nada menos que partindo do principio que todos pensam igual, agem de forma igual e se expressam de forma igual não haveria espaço para o diferente, então a massa iria se impor calando as minorias.
O segundo perigo está ligado ao aumento das liberdades individuais 
  • Individualismo: a liberdade leva as pessoas a viverem suas individualidades e cada vez mais livres, pensando mais em si mesmos e nos seus anseios pessoais o individuo começaria a se fechar e não participar do coletivo. No entanto numa democracia  as decisões devem ser tomadas pelo coletivo e quanto menor a participação das pessoas menor o numero de outros que decidem. Então a liberdade demasiada pode levar a uma sociedade e estado autoritário e despótico 

Ainda nessa linha de raciocínio trago um exemplo, talvez banal ou não que é: Black Mirror - Bandersnatch. 
Os espectadores (maioria) tem o poder de controlar as ações do protagonista (minoria), assim o público possui ao longo da drama uma gama de alternativas e opções até o final do filme, assim os espectadores delineiam a historia e deixa da maneira que mais te agrada e desse modo a massa se impõe a minoria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário