Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

O Rei Leão | “Vivendo com a gente, vai comer como a gente.”


A análise a seguir se refere à obra “O Rei Leão”, produzida pela Walt Disney, e sua relação com o conceito de “Espiral do Silêncio”, destrinchado pela cientista Elisabeth Noelle-Neumann.

O clássico "O Rei Leão" não é novidade para o público, mas você consegue notar a mudança no lifestyle de Simba após conviver com Timão e Pumba?
Simba, Pumba e Simão, respectivamente.

Uma das cenas que nos chama bastante atenção na animação americana, é quando Simba, um leão novo e adequado a um modo de viver, foge da sua alcatéia e é adotado por dois animais da floresta: Timão e Pumba, um suricate e um javali, respectivamente.

Quando Simba é resgatado pelos animais, ele é submetido a uma vida muito diferente do que a que ele estava acostumado. Não havia um só lugar da floresta para que vivessem, Timão e Pumba deixam bem claro que eram nômades, ou seja, não possuíam moradia fixa. Isso já é um parâmetro de como o filhote haveria de se modificar e adequar ao novo sistema.

Nesse sentido, Simba é obrigado a alterar seu modo de vida, pois caso o contrário, não conseguiria viver com os dois novos amigos que havia formado. O vídeo a seguir apresenta uma cena na qual Timão e Pumba ensinam o pequeno leão a comer insetos, algo que ele não estava acostumado, e que gera então, a relação de Simba com o Espiral do Silêncio, visto que, o fato de ter que se alimentar de algo que não era o que estava acostumado (carne), para se encaixar no grupo, causou um momento de tensão e reflexão sobre a mudança.

A cena evidencia bem a manipulação exercida sobre o leão, quando Timão diz a seguinte frase: “Vivendo com a gente, vai comer como a gente.”




Isabelle de Oliveira
Matrícula: 99200

Nenhum comentário:

Postar um comentário