Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

O conceito de Identidade em “Metamorfose Ambulante”, canção de Raul Seixas


O texto discorrido nesse tópico trata-se de uma análise da música “Metamorfose Ambulante”, de Raul Seixas, e como ela simboliza em alguns de seus trechos o conceito de Identidade. Para entender melhor, leia/ouça a música disponibilizada logo abaixo:

Metamorfose Ambulante

Raul Seixas



Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Eu quero dizer
Agora o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou

Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor
Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator

É chato chegar
A um objetivo num instante
Eu quero viver
Nessa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou

Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor

Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator
Eu vou desdizer
Aquilo tudo que eu lhe disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo






Conforme expresso na música, Identidade se baseia em diversas mudanças, ela é plenamente mutável. A identidade de alguém pode variar com o tempo, com a maturidade, novas crenças e até mesmo novos grupos, sendo esse último citado responsável por conferir a sua Identidade dentro de determinado círculo social. É como se dentro de um certo grupo você pudesse ser uma pessoa, e no olhar de um outro grupo, você fosse outra diferente. No entanto, ainda que alterando sua Identidade, você possui toda responsabilidade do que realizou quando não estava na posse da alteração vigente.

No trecho da música a seguir, essa visão é bem perceptível, já que ser uma “metamorfose ambulante” simboliza estar em constante mudança, não ser fixo à uma única Identidade.


Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo


Já nesse próximo trecho, o cantor relata a representação na qual a Identidade se insere, sendo, portanto, parte de um personagem, interpretando diversos aspectos em diferentes grupos aos quais faz parte. O que simboliza a questão de persona, pessoa variante de acordo com o que se deseja mensurar.


Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator


Uma outra questão que é importante abordar é a questão da Honra, conceito este que representa como a imagem de alguém é representada em um grupo, e como isso pode infligir na sua vida pessoal, seja por questões como escapar dos estereótipos os quais segue, seja por calúnia, injúria ou difamação sofrida, e que acaba por afetar sua Identidade perante aos grupos.


Isabelle de Oliveira
Matrícula: 99200



Nenhum comentário:

Postar um comentário