Acontece todos os dias, toda hora e em qualquer momento, mas ainda surge essa dúvida, se é verdade ou não que a mídia manipula nossas ações e comportamentos, alguns acham que sim, já outros acreditam que são autoconhecedores o suficiente pra poder tomas as suas decisões independente do que vemos ou não, mas isso é mesmo possível? Acredito que não. A opinião pública não pode ser vista como uma somatória de vozes mas sim como uma voz dominante, sendo assim, quando dispensamos algumas opiniões para poder acreditar em uma dominante, somos sim manipulados. E a mídia? onde entra? um estudo recém publicado pela Universidade de Oxford, da Inglaterra, “Desafiando a Verdade e a Confiança: Um Inventário Global da Manipulação Organizada nas Mídias Sociais” aponta as diversas vezes em que foi possível resultados diferentes de pesquisa, forma de espalhar notícias sensacionalistas ou falsas e até mesmo nas eleições ( conhecemos beeem ) que tem o seu inicio em redes sociais.
Sendo assim, perdemos a liberdade de até mesmo escolher no que pensar, segundo pesquisas, esse hábito de usar a internet com intenções de manipulação é comum desde 2010, contas fake, anúncios falsos, mensagens de distração e outras formas são bem comuns até hoje. O que faz realmente a diferença é a alienação que a mídia nos impõe, que se temos ela não precisamos de mais nada, que a informação que nos é dada nos basta, sendo assim, a opinião pública é pouco formada pelo público realmente, mesmo o público sendo o consumidor dessas informações ele não foge do que é dado para poder tentar formar sua opinião. A mídia manipula sim, mas o conhecimento pode se ornar um grande aliado para fugir dessa bolha.
Laura Beatriz 99194
O Jornal de Filosofia da Comunicação é um espaço de produção de conhecimento crítico e filosófico de estudantes do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa. As postagens - notícias, colunas, opiniões e resenhas - são produções inspiradas nas aulas de Filosofia da Comunicação (EDU 124. Os textos e imagens são de responsabilidade dos autores estudantes e não são compartilhadas pela universidade ou pelo corpo docente. Coordenador : Prof. Dr. Arthur Meucci (DPE/UFV)
Postagem em destaque
Quem influencia quem?
Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário