Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

A honra e seu fardo de pensamentos retrógrados

Por: Guilherme de Carvalho Alves
99182

Quando falamos em honra no mundo masculino, a primeira coisa que vem à cabeça da maioria das pessoas do sexo masculino é de ter um pai ou avô defendendo seu direito à honra quando mais novo. No entanto, na grande maioria das vezes esse discurso pregado há alguns anos por pais e avós ainda carrega traços arcaicos de uma sociedade machista, onde um homem se honra (ou o que eles pensam ser honra) é um falso homem.

Ainda nesta nossa geração, é comum acharmos jovens que contam histórias como "Meu pai mandava eu bater no menino para que ele parasse de brincar comigo" ou "Na minha época se eu apanhasse na escola, eu apanhava em casa ainda." o que demonstra o quão obsoleto ainda é o pensamento de algumas pessoas.

Hoje em dia, é preciso trabalhar para que estes tipos de ideias não continue vigorando na sociedade, à fim de que as pessoas entendam de fato, o que é o significa de honra, e não a apontarem como um sinônimo retrógrado de "quem é mais homem tem mais honra".

Para tais pessoas, honra está ligada ao quão respeitado você é. De fato, ser respeitado é um tipo de honra que todos gostamos de ter, entretanto, o respeito que muitos pregam é o respeito à partir do medo, da subordinação e da violência, o que distorce totalmente o conceito ideal de que honra é a dignidade de reconhecer e ser reconhecido, a coragem de admitir os erros e comemorar os acertos, e a simplicidade e humildade de admitir suas falhas perante à determinado grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário