Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Luta por reconhecimento















    O indivíduo tende naturalmente a procurar se integrar a um grupo ao qual todos tenham os mesmo princípios e objetivos. Isso garante que sinta certo nível de segurança em relação ao meio em que está inserido, ou seja, ele sente que nada o pode deter, sente que já conquistou o respeito de todos, a partir dessas relações sociais sua identidade é construída.
    Um exemplo de luta por reconhecimento são as tribos urbanas, o que une os membros através das vestimentas, gosto musical, semelhança de pensamentos, etc. Apreciadores do Rock buscam aproximação de outros apreciadores desse estilo, tornam-se quase uma família. Muitas vezes o contato é apenas virtual,  a distância os separa mas o que os une é o desejo de encontrar a representação de si no outro. 
    Dessa forma, o ser humano em toda a sua história sempre lutou pelo reconhecimento, por isso vê-se que a ausência de tal, acaba por originar diversos conflitos sociais. Além disso, muitas vezes essa busca não se dá por desejo de ascensão social, mas pelo anseio de construir sua identidade e obter aceitação social. 
    Ou seja, isso vem de um caráter sentimental. Todos querem ser reconhecidos, seus direitos alcançados, "um lugar ao sol". Muitas vezes, queremos ser reconhecidos pelo que não somos, construímos uma imagem agradável aos olhos alheios, ou seja, "eu não estou satisfeito com quem realmente sou, mas as pessoas precisam aceitar essa identidade que estou criando."
    O que resta é uma questão bastante complexa: se esse reconhecimento é baseado no anseio por uma recepção positiva, logo o indivíduo passa a viver basicamente para ser respeitado e aceito pelo próximo. Neste ponto encaixa-se a frase que é atribuída a diversos autores: "Se você viver pelo elogio dos outros, morrerá pela crítica deles". 



Talita Rocha  99201

Nenhum comentário:

Postar um comentário