Por: Guilherme de Carvalho Alves
99182
Os ideais defendidos pelos conceitos de Liberdade e Autonomia nos possibilita afirmar que, se somos livres, não temos autonomia, como muitos imaginam. A Liberdade, defende uma ideia de que todos nós temos livre arbítrio, ou seja, a capacidade de determinarmos nossas ações, podendo ser ou não julgados por isso e, consequentemente, moldarmos nosso destino. Por outro lado, a autonomia prega que vivemos num mundo já pré-determinado, em que nossas ações já estão moldadas e não podemos mudá-las, e que, acima de nós, existe um Deus onisciente que já sabe de tudo acerca de nossas vidas.
Diante desses argumentos, é possível perceber que a atual sociedade cristã em que vivemos prega uma junção entre os dois conceitos, afirmando que temos livre arbítrio para decidir nossas ações, e que elas determinarão se seremos salvos ou não, mas que também existe um Deus onisciente que já sabe de todo nosso futuro.
Com isso, o questionamento imediato a se fazer é: Se existe um Deus onisciente que já sabe do nosso futuro e das nossas ações, como podemos ter tal livre arbítrio?
Esse é apenas um dos dilemas vivido por nossa sociedade atual, majoritariamente cristã, que provavelmente nunca será respondido, já que, a maioria de nós, opta por se apegar a sua fé na medida que não questiona a veracidade do que há em seu redor, e a usa para explicar fatos que, teoricamente, não podem ser explicadas por ações humanas.
O Jornal de Filosofia da Comunicação é um espaço de produção de conhecimento crítico e filosófico de estudantes do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa. As postagens - notícias, colunas, opiniões e resenhas - são produções inspiradas nas aulas de Filosofia da Comunicação (EDU 124. Os textos e imagens são de responsabilidade dos autores estudantes e não são compartilhadas pela universidade ou pelo corpo docente. Coordenador : Prof. Dr. Arthur Meucci (DPE/UFV)
Postagem em destaque
Quem influencia quem?
Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário