Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Meninas Malvadas, o "barro" finalmente aconteceu

O termo espiral do silêncio foi denominado pela filósofa e política alemã Elisabeth Noelle- Neumann com o objetivo de explicar o motivo de em alguns momentos, as pessoas silenciarem suas opiniões, visões do mundo diante das outras.


O filme Meninas Malvadas considerado icônico por alguns devido as falas debochadas e ironicas das quatro personagens principais, por incrível que pareca, se trata bastante sobre tudo o que Elisabeth diz sobre a espiral do silêncio.




Tudo se inicia com uma garota nova Cady, que vivia na África com seus pais e era educada em casa por eles, ou seja, desconhecia o universo de interações que todo adolescente no ensino médio sofre. Cady se vê de uma hora pra outra inserida no grupo das "populares" com Regina, a abelha-rainha, Karen e Gretchen. Além disso, ela cultivou duas amizades fora do circulo popular, o qual odeia Regina e fazem de tudo para incomodá-la.

O filme é cheio de esteriótipos, esses que constroem as personagens: a loira burra, a gostosa, a fofoqueira e a nervosa, esses moldes são impostos e ensinados nos círculos de convivência na escola. Cady inicialmente se infiltra no grupo como forma de sabotar Regina e suas amigas,conforme combinado com seus dois outros amigos. Com isso, ela tinha que ser outra pessoa, vestia as mesmas roupas,mudou o corte de cabelo para que fosse mais aceitável, fingia não ser inteligente em matemática, pois entrar para um grupo de debate seria "muito cafona".Não só ela tinha que fingir ser quem não é, mas as outras meninas como Karen e a Gretchen,tudo isso para agradar a líder, Regina.


"Gretchen, pare de tentar fazer o barro pegar! Isso não vai acontecer!"
   (Diz Regina à Gretchen sobre uma nova gíria que ela tentou criar para parecer descolada)






Contudo, Cady acabou se deslumbrando com toda atenção e fama que ganhava quando estava com elas, que acabou se sucumbindo a essa vida de atos maléficos,inclusive fazendo parte do "Burn Book" ou "Livro do Arraso", onde falavam mal de diversas pessoas do colégio incluindo professores e também, se afastou dos seus únicos amigos com os quais ela tinha total liberdade de ser ela mesmo. Quando Regina descobre as falcatruas de Cady, ela decide expor o Livro do Arraso para toda a escola, gerando o caos, pois muitas das informações que estavam lá, foram dadas por outras pessoas. Felizmente no final as protagonistas entendem que cada uma é de um jeito e que está tudo bem.



Elisabeth tem uma explicação sobre tudo que as meninas fazem, segundo ela as pessoas têm medo se serem isoladas socialmente, e sabem qual o tipo de comportamento que poderá contribuir para esse isolamento social, passando a evitá-lo. Dessa forma, as pessoas tendem a seguir uma opinião, nesse caso da Regina George, até que ela vire uma verdade absoluta, enquanto as outras opiniões são rejeitadas ou evitadas por quase todos. 

Autor: Aline Fonseca
Matrícula: 99187

Nenhum comentário:

Postar um comentário