Vivemos em um país que cresceu com uma grande diversidade
cultural devido à sua colonização. Os colonizadores europeus, a população
indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela
disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos,
japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade
cultural do país. Aspectos como a culinária, dança, religião são elementos que
integram a cultura de um povo. Essa cultura é definida como uma estrutura circular,
plural, que envolve variedade e não se restringe a teorias específicas, mas
qual a necessidade de se cultivar a diversidade?
A diversidade é parte intrínseca a cultura e ao seu caráter
comunicacional. Dessa forma, quando se fala em cultura da diversidade,
pressupõe-se a diversidade da cultura e entende-se a comunicação como um
processo que unifica a diferença e entende a diversidade como um desafio da
cultura.
A mídia, nesse sentido, seria o meio para promover a reflexão
crítica a respeito dessa cultura e da sociedade. A maneira como a mídia
cultural apresenta seus pensamentos influencia diretamente na forma como o
indivíduo olha o mundo e, com isso, reflete sobre a diversidade cultural como
um problema da cultura da diversidade. “A cultura se realiza por meio da
criação de sentido e significado, especialmente em tempos de crises ou desafios”
(BAUER, 2016, p. 08), assim, a mídia, promovendo a diversidade, expressa o
caráter intrínseco de variedade e pluralidade da cultura e, ainda, estimula o
pensamento crítico e a consciência de um povo.
Alanna Fontes
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