‘’Temos a
arte para não morrermos da verdade’’
Não existe
um consenso sobre o que é a Arte, variando conceitos, filosofias e ideias de
pessoa para pessoa.
A Teoria
estética de Adorno, tem como característica mais marcante o fato de ser uma
versão modificada da teoria desenvolvida por Karl Marx, que busca analisar a
sociedade a partir das forças produtivas e das relações sociais de produção.
Para Adorno, a estética é a única forma que nos resta para
criticar o sistema social, uma vez que o sistema como um todo está dominado
pela falsidade, e uma mentira pontuada na suposta harmonia que a ideologia
burguesa finge existir.
Sendo assim,
é possível analisar a arte em dois pontos: belo e sublime; Belo se tratando do
prazer estético, e sublime, um ‘’furacão desoriente’’, que tira as coisas do
lugar. Para a indústria, a arte serve como fonte de lucro, reprodutiva
tecnicamente, uma forma de entretenimento. Podemos observar isso no capitalismo,
sendo o cinema uma invenção deste sistema.
Podemos
observar essa questão na indústria musical atual, onde muitos artistas são
submetidos a desenvolver um determinado conteúdo que agrade a grande massa e
que gere dinheiro, e não necessariamente aquilo que o realiza como
profissional. No funk, no sertanejo e no pop, com as letras cada vez mais
vazias e ritmos semelhantes, vemos inúmeros grandes exemplos de como o foco de
grandes produtoras tem sido o atingir e agradar o máximo de público possível,
visando um maior lucro. Na musica ‘’Show & Tell’’, a cantora Melanie
Martinez faz uma crítica velada a esse sistema:
‘’Mostre e
diga (mostre e diga)
Estou em exibição para todos vocês, fodidos, verem (fodidos verem)
Mostre e diga (mostre e diga)
Palavras ásperas se não conseguir uma foto comigo
Compre e venda (me compre e me venda, amor)
Como se eu fosse um produto para a sociedade
Arte não vende
A menos que você tenha fodido todas as autoridades’’
Além da letra, no clipe da música Melanie simula ser uma
boneca mar
ionete, exposta frente a uma sala de aula cheia, na qual a professora manuseia
as cordas que prendem essa boneca e que comandam suas ações, enquanto ri impiedosamente.
Uma clara crítica ao sistema que controla os artistas e seus conteúdos em
detrimento de obter lucro, custe o que custar.
Ana Caroline Souza, 99211

Nenhum comentário:
Postar um comentário