Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Picasso desfez a arte?

Nós pensávamos que a arte é - genericamente- algo que faríamos com as mãos, com propósitos estéticos.
A arte moderna subverte esse conceito por considerar a possibilidade do fazer artístico pela apropriação do cotidiano, cru e limpo.
Quando Picasso chamou um mictório de arte, o conceito de algo "feito com as mãos" se perdeu
Quando a pop art trouxe a possibilidade da reprodução em massa, o conceito de originalidade e até mesmo de pessoalidade (a arte vem de dentro) se perdeu

Acredito que outra coisa também se perdeu na arte pós moderna (além da contemplação e do sublime): a possibilidade do refazer artístico.
A arte em certo sentido é roubo, pois nada nunca é original. Algo que tínhamos até os movimentos artísticos do sec XX era a reflexão daquilo que nos desgostava nos outros processos artístico, a releitura de algo novo.Quando os renascentistas trouxeram sua arte era uma crítica a vigente e uma recuperação da antiga. Não é assim em muitos dos artistas pós moderno (pra não dizer que um artista quase só é de fato pós moderno se for assim). Vi o documentário de uma artista chinesa que simplesmente não conhecia corrente nenhuma. Ela não pensava absolutamente em algo. Sua arte extremamente cara não passava de qualquer coisa que ela riscasse. Ok, estamos rompendo com a necessidade do trabalho na arte, admitindo que a arte pode ser irrefletida. Mas isso ainda é arte? Não existem conceitos simples ou mesmo planos sobre arte, mas não temos nos distanciado tanto de qualquer conceito de arte que o que estamos fazendo é qualquer outra coisa, mas não arte? 
Nossa arte milita sobre algo. Mas militância não é sinônimo de arte. Quem diria que pessoas marchando na PH com cartazes seriam artistas? Quem chamaria discursos políticos de poesia?

Talvez o mercado nos tenha feito perder completamente a experiencia do sublime- mas não culpo outros se não nós mesmos. Não acho que as pessoas antes tenham tido sempre almas elevadas no periodo pré- capitalismo. Mas não sabemos mais o que pode ser arte e isso nos fez entrar em profunda guerra espiritual- ah, isso é verdade.


Kedma Julia 99174

Nenhum comentário:

Postar um comentário