Não existe conhecimento sem verdade, isto é, todo conhecimento é verdadeiro ou não é conhecimento.
Historicamente, três teorias da verdade assumiram importância na perspectiva da teoria do conhecimento: Primeira, a da verdade como correspondência (ou conformidade, ou adequação); Segunda, a teoria da verdade como coerência (ou não-contradição); e Terceira, a teoria pragmática da verdade (ou utilidade). O fato é que essas três teorias tradicionais (a verdade consiste na correspondência entre proposição e realidade; a verdade é resultado da coerência entre proposições; a natureza da verdade é pragmática) não são antagônicas. Afinal, em todas elas, verdadeiro é aquilo que satisfaz alguma relação de adequação. Isto significa que a teoria da correspondência, apesar de todas as objeções contra ela levantadas, tem se revelado a mais resistente historicamente.
A questão da verdade no Jornalismo não tem sido encarada em termos epistemológicos. Como vimos, é reduzida a compromisso ético do jornalista, e como tal é tratada no código de ética profissional dos jornalistas. O Jornalismo está exposto diariamente a afirmações cuja veracidade em geral sequer pode investigar, notadamente na cobertura política. São exploradas as oposições da verdade no discurso jornalístico que, apesar de adotar como pressuposto a existência de uma ideia de verdade do real que pode ser apreendida e transformada em relato, está sujeita a condicionantes econômicos e políticos que colocam permanentemente em risco esse ideal.
Dessa maneira, a noção de uma verdade que se sustenta por estar relacionada a uma realidade exterior perpassa a formação sóciohistórica do jornalismo. Entretanto, a transformação dos eventos da realidade em relatos jornalísticos é regrada por normas, valores e condicionantes organizacionais internos ao campo13 que definem o que será ou não publicizado.
Iasmim Lamounier
ES99209
O Jornal de Filosofia da Comunicação é um espaço de produção de conhecimento crítico e filosófico de estudantes do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa. As postagens - notícias, colunas, opiniões e resenhas - são produções inspiradas nas aulas de Filosofia da Comunicação (EDU 124. Os textos e imagens são de responsabilidade dos autores estudantes e não são compartilhadas pela universidade ou pelo corpo docente. Coordenador : Prof. Dr. Arthur Meucci (DPE/UFV)
Postagem em destaque
Quem influencia quem?
Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário