Ideologia é um conjunto de ideias e não o que o senso comum erroneamente nomeia, como um conceito que visa impor determinados posicionamentos acerca de qualquer questão ou assunto, resultando em dominação dos pensamentos e ações de um grupo, modificando toda a história por este. Ideologia refere-se também, a tudo o que um indivíduo agrega em si, suas experiências, percepções, tudo o que o promove ligação entre ele e a realidade a qual está exposto. Além disso, este conceito relaciona-se com duas concepções, sendo elas, neutra e crítica. A neutra corresponde a pensar o mais minimamente possível, sem questionamentos a autenticidade do que se vê, ouve ou sente. Normalmente é este o posicionamento que um grupo de dominadores esperam de um povo, a neutralidade, ausência de conflitos, conformidade às ordens impostas, enfim silêncio total, ou o máximo possível. Um exemplo de ideologia é o que Marx dizia sobre o objetivo da classe dominante, uma minoria, a qual queria que as pessoas que possuíam maior capital exercessem domínio sobre a minoria, a qual tinha pouquíssimo ou nenhum poder de aquisição a produtos capitalistas.
O Jornal de Filosofia da Comunicação é um espaço de produção de conhecimento crítico e filosófico de estudantes do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa. As postagens - notícias, colunas, opiniões e resenhas - são produções inspiradas nas aulas de Filosofia da Comunicação (EDU 124. Os textos e imagens são de responsabilidade dos autores estudantes e não são compartilhadas pela universidade ou pelo corpo docente. Coordenador : Prof. Dr. Arthur Meucci (DPE/UFV)
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