Postagem em destaque

Quem influencia quem?

Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Fazer, Contemplar, Expressar

A arte pode ser definida como algo além ao ser humano, feito por artistas a partir de um senso estético, com o objetivo de despertar e estimular o interesse da consciência de um ou mais espectadores, além de causar algum efeito. Cada expressão artística possui significado único e diferente.

Ela não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas.

A arte passa por fases de entendimento. Primeiramente, era ligada  ao propósito de fazer, ou seja, era concebida com base na execução manual de algo, uma pintura ou escultura. A arte também foi e é vista por alguns como conhecimento, visão ou contemplação, deixando o objeto manual em outro plano e dando abertura para a admiração. E por último, a expressão, como o Romantismo que utilizava os sentimentos para externar o momento.

Obra Romântica de Eugéne Delacroix, com sentimentalismo exacerbado através das expressões e do movimento.


Ernest Gombrich, famoso historiador de arte, diz que não há nada físico ao qual podemos denominar como arte, apenas aqueles que as fazem, artistas. Formas artísticas podem extrapolar a realidade, exagerar coisas aceitas ou simplesmente criar novas formas de se observar a realidade, como veremos no próximo texto.

Aline Fonseca
99187

Nenhum comentário:

Postar um comentário