"Deixe-me ir
Preciso andar
Vou por aí a procurar
Rir pra não chorar"
É o que diz a primeira estrofe da música "Preciso me econtrar" do grande cantor e compositor Cartola. O eu-lírico quer sair para o mundo para se escontrar, para buscar sua identidade, mas na verdade ele não quer se encontrar, ele quer se recinhcer em algum lugar, qualquer que seja esse. Ele quer viver as experiências e tentar se reconhcer e se enxergar nessas experiências, a partir da sua vivências ele pretende saber onde parar e até onde continuar.
"Quero assistir ao sol nascer
Ver as águas dos rios correr
Ouvir os pássaros cantar
Eu quero nascer
Quero viver"
O eu-lírico quer ver a ciclicidade da vida através das represetações desse ciclo na natureza, o nascer e pôr do sol todos os dias, as águas dos rios voltando com a chuva. O sol nasce e se põe, mas entre esses acontecimentos o sol passa um dia inteiro com fases, as vezes seus raios incidem de forma mais intensa, as vezes quase nem batem na Terra, uma nuvem cobre e traz a sombra para a Terra, e é assim que o eu-lírico busca ser. Ele sabe que vai nascer e morrer, mas ele quer o que está entre nascer e morrer, ele quer viver e se sentir vivo, é disso que se trata a música, não só viver, mas se sentir vivo.
"Se alguém por mim perguntar
Diga que eu só vou voltar
Depois que me encontrar"
Nesse ponto, já prestes a finalizar a mpusica, o eu-lírico fala sobre a sua jornada em busca de si mesmo ser uma jornada solitária, ele deixa isso subentendido, como se saísse escondido, para que dessa forma ninguém pudesse intereferir em sua jornada em busca do auto-conhecimento.
link da música: https://www.youtube.com/watch?v=fUjOfsoBhMY
O Jornal de Filosofia da Comunicação é um espaço de produção de conhecimento crítico e filosófico de estudantes do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa. As postagens - notícias, colunas, opiniões e resenhas - são produções inspiradas nas aulas de Filosofia da Comunicação (EDU 124. Os textos e imagens são de responsabilidade dos autores estudantes e não são compartilhadas pela universidade ou pelo corpo docente. Coordenador : Prof. Dr. Arthur Meucci (DPE/UFV)
Postagem em destaque
Quem influencia quem?
Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário