O funcionalismo parte do principio de entender que existem instituições responsáveis por exercer funções específicas na sociedade isso quer dizer que pra Durkhéim a sociedade é composta por instituições e cada instituição é responsável por uma função especifica da sociedade. O estudo da sociedade não deve ser pautado em ações individuais, mesmo que as ações sejam de consequências sociais, e sim aos acontecimentos que são externos aos indivíduos.
Partindo dessa visão funcionalista, Durkhéim passa a se preocupar com a degradação da sociedade. Segundo ele, a sociedade de sua época estava perdendo princípios sociais, étnicos e religiosos, devido a complexidade social da era moderna. Para Durkhéim, o mau funcionamento das instituições que formam a sociedade poderiam causar uma degeneração de toda a população, e para tratar desse problema é necessário que o sociólogo estude os acontecimentos através dos fatos sociais, devido a função de apresentarem características específicas.
Os fatos sociais apresentam características bem especificas, são elas a coerção, a exteriorização e a generalidade. A coerção explicam os fatos sociais sendo responsáveis por exercem força sobre o indivíduo impondo regras criadas pela sociedade, que uma vez o indivíduo se impondo as regras sofre punições, sejam elas morais ou legais. A exteriorização descreve que o fato social independe do indivíduo. Está além de suas escolhas. São costumes e leis que já existem antes mesmo do próprio indivíduo e imposto a ele. A generalidade expõe que os fatos sociais abrangem todo grupo social, por exemplo a marginalidade e os costumes.
O fato social, existe independentemente do indivíduo, e só pode ser entendido quando relacionado com um outro fato social. Seguindo nesse principio quando estudarmos um grupo social não é observando os indivíduos que chegaremos aos resultados e sim identificando quais os fatos sociais interferem nesse comportamento.
Iasmim Lamounier
ES99209
O Jornal de Filosofia da Comunicação é um espaço de produção de conhecimento crítico e filosófico de estudantes do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa. As postagens - notícias, colunas, opiniões e resenhas - são produções inspiradas nas aulas de Filosofia da Comunicação (EDU 124. Os textos e imagens são de responsabilidade dos autores estudantes e não são compartilhadas pela universidade ou pelo corpo docente. Coordenador : Prof. Dr. Arthur Meucci (DPE/UFV)
Postagem em destaque
Quem influencia quem?
Isabelle Kruger Braconnot 99173 superestrutura O paradigma marxista sobre infraestrutura e superestrutura já é utilizado a muito tempo. A...

Nenhum comentário:
Postar um comentário